
A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) divulgou nesta terça-feira (10) o balanço da primeira semana de vistoria dos transportes escolares da capital. Segundo Leonardo Campos, gerente da Divisão de transportes especiais do órgão (DITES), durante a primeira semana de inspeção desses veículos que fazem o transporte de alunos, do dia 2 ao dia 7 de janeiro, foram avaliados 52 carros, o que representa 12,71% da frota cadastrada, sendo 40 aprovados por atenderem a todos os requisitos exigidos no regulamento. Os doze veículos reprovados nessa primeira semana deverão regularizar os itens não aprovados para conseguir o selo (azul-marinho) que atesta ter sido o veículo vistoriado e aprovado pela STTrans.
A STTrans espera vistoriar toda a frota de 409 veículos de transporte de escolares até o dia 27 de janeiro, prazo final para a inspeção. Após essa data o permissionário do serviço terá que pagar R$ 17,54 de multa por atraso no período da vistoria de acordo com o calendário e a matrícula do permissionário.
Leonardo Campos informou que geralmente 80% dos veículos cadastrados são trazidos à STTrans no prazo regular para a vistoria. Após o prazo as equipes de fiscalização fazem “blitz” próximo às escolas para coibir a utilização de veículos irregulares fazendo transporte de escolares, o que configura risco iminente para a segurança dos alunos. O permissionário flagrado fazendo transporte escolar com veículo sem o selo de vistoria atualizado será notificado pela fiscalização e vai pagar multa de R$ 58,48 - havendo reincidência o carro será apreendido e a multa será de R$ 85,13. A STTrans recomenda aos pais que fiquem atentos ao selo de vistoria (azul-marinho) e exijam do permissionário que transporta o seu filho para que o veículo esteja devidamente regularizado e com a inspeção semestral em dia.
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