
A Superintendência de Transportes e Trânsito deJoão Pessoa – STTrans, atende diversas ocorrências no Trânsito da Capital,dentre elas, falha dos semáforos, ou mesmo, desligamento dos equipamentos,ocasionados por falta de energia elétrica ou queda de tensão. Nesses casos,para amenizar os distúrbios no tráfego de veículos e pedestres, agentes deTrânsito são deslocados para orientar a população até a regularização por parteda Energisa.
Diariamente, a STTrans é solicitada para atender ocorrências de semáforos apagados ou funcionando irregularmente nos mais de 136 cruzamentos semaforizados da Capital, além dos 34 para pedestres. Normalmente, acontece da Equipe de manutenção semafórica da Superintendência chegar ao ponto em que está apresentando problemas, e constatar que o local está sem energia elétrica ou com baixa tensão, levando os equipamentos a trabalharem de forma desregulada, seja piscando intermitentemente” (no amarelo), travado em uma luz de foco, ou simplesmente, apagado. Um exemplo disto foram as 12 ocorrências registradas pela Divisão de Sistema Viário – DSV, da autarquia, no ultimo sábado (13), em vários cruzamentos de João Pessoa, levando o órgão a concentrar seus esforços, por meio de seus agentes, para controlar o Trânsito nos locais.
Segundo informações do chefe da Divisão de Operações da STTrans – Dicop, Klebson França, sempre que há ocorrência desse gênero, os agentes de Trânsito e fiscais de Transportes são deslocados para o local, a fim de disciplinar o tráfego e orientar pedestres e condutores. “Algumas vezes o agente observa a irregularidade “In loco”, no momento da ronda, e solicita a presença da Equipe de manutenção semafórica, já outras vezes, quem solicita é a própria população, por meio de telefonemas”, reforçou Klebson.
Para o chefe da DSV, Sanderson Cesário, não há justificativa quando um condutor se envolve em acidente de Trânsito, e ele coloca a responsabilidade num semáforo que estava apagado por falta de energia elétrica, pois o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em seu Artigo 44, é bem claro quando afirmar que, “Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada...”
A STTrans orienta condutores e pedestres para, caso observem um semáforo com problemas em seus funcionamento, que se aproximem com cautela, e atenção redobrada, na área de cruzamento de vias, para não causar ou sofrer acidentes, e depois entrem em contato com a Central de informações da STTrans – Cerin, pelo 0800-2811518, para que seja acionada a Equipe de manutenção semafórica e os agentes de Trânsito. Orienta ainda que, se possível, constatem se há ou não energia elétrica no trecho para que sejam acionados também os Técnicos da Energisa.
A Assessoria de Comunicação da Energisa informou que, os motivos mais freqüentes, que estão gerando problemas nas redes elétricas de João Pessoa, são as fortes chuvas que vem caindo na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário