sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

“PAZ NO TRÂNSITO”

"Paz no Trânsito". Esse parece ser um dos desejos mais cobiçados nos dias de hoje na nossa sociedade. Sim, falo daqueles três famosos desejos do gênio da lâmpada, com certeza entre eles além de grana e saúde, a paz seria um dos primeiros colocados...A paz no trânsito então...nossa!!! é almejada por unanimidade independente de idade, classe social, nível cultural, pois o mal da imprudência, não escolhe vítimas, atinge famílias inteiras, deixando pessoas órfãs de sentimentos de esperança e justiça.
Por Gilmara Branquinho
"Paz no Trânsito". Esse parece ser um dos desejos mais cobiçados nos dias de hoje na nossa sociedade. Sim, falo daqueles três famosos desejos do gênio da lâmpada, com certeza entre eles além de grana e saúde, a paz seria um dos primeiros colocados... A paz no trânsito então...nossa!!! é almejada por unanimidade independente de idade, classe social, nível cultural, pois o mal da imprudência, não escolhe vítimas, atinge famílias inteiras, deixando pessoas órfãs de sentimentos de esperança e justiça. Mas, afinal de contas se queremos Paz,devemos entãofalar sobre respeito mútuo, cada um respeitando o espaço do outro no seu deslocamento, seja como passageiro de algum veículo, condutor ou pedestre isso não importa, o que realmente nos interessa é conseguirmos uma convivência sadia entre todos os utentes do nosso trânsito, porque quando ouvimos falar de paz, não necessariamente imaginamos pessoas com um grande sorriso no rosto pra mostrar que está em Paz, e sim aquele cidadão que revela atos comprometidos com a cidadania e o respeito para com o próximo. Pode-se citar comoum bom exemplo a simples atitude de não estacionar seu veículo no passeio, por saber que assim estará automaticamente fazendo com que aquele transeunte que teria uma rota tranquila até chegar à padaria pode ter um fim trágico por ter que transitar pela via, pois o espaço dele está tomado por seu automóvel claro, você precisa descer bem próximo à porta do estabelecimento pois está devidamente cansado de um dia inteiro de trabalho.. ou até deixa de dar preferência naquela faixa de pedestres próxima à Escola do seu filho que, tanta pressa o impede de parar para priorizar a travessia daquelas pessoas que também devem neste mesmo horário estarem indo buscar seus filhos no Colégio...Mas, a pressa? O que dizer dela? Certamente o seu conceito no trânsito, além de “inimiga da perfeição” seria: “Fabricante de cidadãos egoístas”, onde o que importa é a sua necessidade de chegar a um determinado local. Ah! também devemos lembrar daquelas brincadeiras na sexta à noite que o pessoal do trabalho geralmente combina, já sabe, aquela cervejinha para brindar mais um fim de semana chegando, depois claro, voltar pra casa dirigindo...afinal  você diz que dirige bem melhor depois de umas e outras...E aí, pensando bem, você é um daqueles que reclama do trânsito de sua cidade, exige mais rigor dos órgãos executivos e seus agentes e ainda com mais controvérsia, pede PAZ no trânsito. Agora chegou a hora, chega de falar (inclusive ao celular enquanto dirige) a hora é de agir. Precisamos de comportamentos, atitudes, atos de verdadeiros “Promotores da Paz” porque só palavras não vão fazer a diferença, mas a decisão de respeitar o outro e a si mesmo, isso sim, pode e vai nos levar à verdadeira PAZ NO TRÂNSITO. Eu costumo falar que a prudência no trânsito não nos custa nada, enquanto a imprudência, pode nos custar VIDAS, inclusive a nossa.

Nós da Educação para o Trânsito, agradecemos a todos pelo envolvimento e participação direta ou indireta nessa semana de luta pela PAZ no trânsito.
Obrigada!
Gilmara Branquinho
Coordenadora da Educação para o trânsito

Nenhum comentário: