segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENJAC discute temas importantes para as assessorias de comunicação






A Assessoria de Comunicação da STTrans, representada pela assessora Sandra Vieira, participou na última semana do XVIII ENJAC (Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação), em Natal (RN). Importante para atualizar as assessorias no que há de mais contemporâneo na área, o evento foi um fórum de debates sobre o exercício da profissão do jornalista em assessoria de imprensa, o mercado de trabalho e de comunicação no Brasil.

Durante três dias, mais de 500 jornalistas que trabalham em assessorias de comunicação privadas e públicas discutiram técnicas e instrumentos do exercício da profissão neste setor, que tem como o tema “A Liberdade de Expressão e Jornalismo em Assessoria de Imprensa”. O ENJAC abordou questões sobre a Assessoria de Imprensa como atividade jornalística, a expansão das atividades de assessoria de imprensa, com a consequente ampliação do mercado de trabalho para jornalistas; a regulamentação da profissão de jornalistas e a função de assessor de imprensa; as relações trabalhistas em assessoria de imprensa pública e privada; a ética do jornalista no dia a dia da assessoria de imprensa e as diferentes realidades regionais nas atividades de assessoria de imprensa.


Entre as oficinas do XVIII ENJAC um dos destaques foi a que debateu sobre Redes Sociais como ferramentas de comunicação. Nessa oficina foram mostrados os diferentes níveis de aplicabilidade do marketing digital no cenário da comunicação atual. A principal novidade enfocada nessa oficina foi o uso da aplicação em plataformas móveis. A migração do uso doméstico para um acesso cada vez maior em celulares e tablets, o que pode ser considerado um aprimoramento da portabilidade.

Outras duas oficinas oferecidas aos participantes do Encontro Nacional, no período inicial das atividades, foram Planejamento em assessoria de imprensa, e Aplicação do Código de dos Jornalistas na atividade de assessoria de imprensa.

Na oficina sobre Comunicação Corporativa na web 2.0, tema relacionado ao das redes sociais foi abordada a democratização das redes e mídias sociais, potencializando os resultados da comunicação corporativa por meio da interatividade. Foram detalhados os recursos e ferramentas hoje utilizados no ambiente da web para fortalecer os planos de comunicação dirigidos pelas agências aos seus clientes.


Por fim, uma das melhores oficinas do evento foi sobre o “Media training: como preparar o seu assessorado. Nessa oficina, os assessores tiveram uma verdadeira aula de como melhorar o desempenho do assessorado durante uma entrevista. A assessora Sandra Vieira disse que as informações mais importantes do evento serão repassadas para os demais colaboradora da Ascom por meio de relatórios e reuniões internas.

Além da Assessoria de Comunicação da STTrans, a PMJP enviou ao evento mais três jornalistas: Ângela Costa (Seinfra), Célia Leal (Semhab) e Fátima Sousa (Sedes).

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Nenhum comentário: