Durante três dias, mais de 500 jornalistas que trabalham em assessorias de comunicação privadas e públicas discutiram técnicas e instrumentos do exercício da profissão neste setor, que tem como o tema “A Liberdade de Expressão e Jornalismo em Assessoria de Imprensa”. O ENJAC abordou questões sobre a Assessoria de Imprensa como atividade jornalística, a expansão das atividades de assessoria de imprensa, com a consequente ampliação do mercado de trabalho para jornalistas; a regulamentação da profissão de jornalistas e a função de assessor de imprensa; as relações trabalhistas em assessoria de imprensa pública e privada; a ética do jornalista no dia a dia da assessoria de imprensa e as diferentes realidades regionais nas atividades de assessoria de imprensa.
Entre as oficinas do XVIII ENJAC um dos destaques foi a que debateu sobre Redes Sociais como ferramentas de comunicação. Nessa oficina foram mostrados os diferentes níveis de aplicabilidade do marketing digital no cenário da comunicação atual. A principal novidade enfocada nessa oficina foi o uso da aplicação em plataformas móveis. A migração do uso doméstico para um acesso cada vez maior em celulares e tablets, o que pode ser considerado um aprimoramento da portabilidade.
Outras duas oficinas oferecidas aos participantes do Encontro Nacional, no período inicial das atividades, foram Planejamento em assessoria de imprensa, e Aplicação do Código de dos Jornalistas na atividade de assessoria de imprensa.
Na oficina sobre Comunicação Corporativa na web 2.0, tema relacionado ao das redes sociais foi abordada a democratização das redes e mídias sociais, potencializando os resultados da comunicação corporativa por meio da interatividade. Foram detalhados os recursos e ferramentas hoje utilizados no ambiente da web para fortalecer os planos de comunicação dirigidos pelas agências aos seus clientes.
Por fim, uma das melhores oficinas do evento foi sobre o “Media training: como preparar o seu assessorado. Nessa oficina, os assessores tiveram uma verdadeira aula de como melhorar o desempenho do assessorado durante uma entrevista. A assessora Sandra Vieira disse que as informações mais importantes do evento serão repassadas para os demais colaboradora da Ascom por meio de relatórios e reuniões internas.
Além da Assessoria de Comunicação da STTrans, a PMJP enviou ao evento mais três jornalistas: Ângela Costa (Seinfra), Célia Leal (Semhab) e Fátima Sousa (Sedes).
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
Nenhum comentário:
Postar um comentário