sexta-feira, 8 de julho de 2011

Servidores participam de fórum de segurança pública

Servidores da STTrans estão participando nos dias 6,7 e 8 de julho do Fórum Paraíba Unida pela Paz, na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds). O objetivo do evento é democratizar o debate envolvendo a sociedade na formulação de propostas, estimular a participação na formação de políticas públicas para a área de segurança e discutir temas como violência, cidadania, imprensa e sociedade.

A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (6), às 19h, com a presença do governador Ricardo Coutinho que, na oportunidade, assinou o Projeto de Lei que dispõe sobre a organização e funcionamento do Conselho Estadual de Defesa Social e lança a Campanha do Desarmamento/Ativação do Comitê Paraibano pelo Desarmamento. A primeira conferência foi proferida pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sobre o tema “Pacto pela Vida: o processo de construção de uma nova política de segurança pública no Estado de Pernambuco”.
Programação – Na quinta-feira (7), os debates começam às 8h30, com a conferência “Gestão compartilhada da Segurança Pública: desafios e perspectivas”, com Paulo Sette Câmara. Às 9h15 começa o painel “O Sistema de Justiça Criminal Integrado: desafios e possibilidades”, reunindo Jorge da Silva (doutor pela Uerj e coronel da PM carioca); Harrison Targino (secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba); Oswaldo Trigueiro (promotor de Justiça); Luciano Mariza Maia (procurador da República na Paraíba); e o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos (presidente do TJ/PB). O coordenador do painel é Paulo Vieira de Moura (NCDH/UFPB).
Ainda na quinta-feira será discutido “o papel dos municípios na Segurança Cidadã”, com a participação dos secretários Harrison Targino, da Cidadania e da Administração Penitenciária (Sedasp), e Lúcio Flávio Vasconcelos, secretário-executivo da Casa Civil, do procurador-geral de justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro Filho, do procurador da República de Pernambuco, Luciano Mariz Maia, além da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
Na sexta-feira (8), último dia de debates, a programação começa às 8h30. Serão discutidas políticas públicas e participação popular; prevenção social e controle da violência; e o papel da sociedade civil organizada. O evento contará com as participações dos secretários Cláudio Lima, da Segurança e Defesa Social do Estado e Raymundo Silvany, secretário-executivo da Sedasp, da professora da Unicamp/RJ, Doutora em Antropologia, Jaqueline Muniz, do senador Cássio Cunha Lima, do economista e pesquisador Sérgio Cavalcante Buarque, além do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
Servidores que participaram do fórum: o diretor de trânsito Cristiano Nóbrega, diretor de transporte Adalberto Araújo, Klebson França (Dicop), Nadja Dias (Ascom), Paulo Sergio (Fiscalização de Transporte), Ricardo Novais (Asjur), Francisco Alcântara (Dicol), Jerônimo Leite (Jari), Sandra Regina (DGDP) e Valéria Lins coordenadora da Participação Comunitária.

Nenhum comentário: