
De acordo com a Gerente da Divisão de Transportes Coletivos da STTrans, Ângela Monteiro, a representação numérica das rotas pelas quais circulam os ônibus urbanos é uma convenção adotada há mais de 20 anos, quando o sistema atual foi planejado e está relacionada aos sete principais corredores da cidade. Estes itinerários estão identificados pela seguinte numeração: 0 – “Roger”; 1 – “Cruz das Armas-Vasco da Gama (Jaguaribe)”; 2 – “02 de Fevereiro-Cristo-Rangel-Vasco da Gama (Jaguaribe)”; 3 – “Av. PedroII”; 4 – “Av. Beira Rio”; 5 – “Av. Epitácio Pessoa”; 6 – “Av. Tancredo Neves-Praias”; 7 – “Acesso Oeste (Alto do Mateus)”.
Assim, é através da combinação destes algarismos que se obtém a identificação dos trajetos, além da indicação das denominações nos letreiros frontais do ônibus. “Conhecendo o sistema, fica fácil para o passageiro tomar a condução de um modo adequado. O importante para ele é estar atento aos dois primeiros números do código. Por exemplo: se ele souber que “1” equivale ao corredor de Cruz das Armas e “5” à avenida Epitácio Pessoa, ele vai ter menos chances de errar ao pegar a linha Circular “1500”, explicou Ângela Monteiro.
As linhas radiais estão representadas por três números e, geralmente, só passam por um corredor. Por exemplo: na linha 510 “Tambaú via Tamandaré”, o uso do algarismo “5” no início do código quer dizer que o veículo passa pelo corredor “Epitácio Pessoa”, o mais movimentado da cidade com 35 linhas em trechos diferentes, circulando diariamente. Já as linhas circulares são identificadas por quatro números e atendem a diversos corredores. O percurso mais longo é feito pelos ônibus circulares 1500 e 5100, que percorrem, em média, 50 km, numa viagem que dura, em média, 110 minutos.
Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus, sendo que 451 ônibus ficam em operação. Os 66 veículos restantes ficam nas garagens como reserva técnica, das seis empresas concessionárias: Transnacional, Reunidas, São Jorge, Santa Maria, Mandacaruense e Marcos da Silva. A frota está distribuída em 86 linhas que trafegam pelos bairros da capital. Destas, 60 são radiais, 20 são circulares e seis são destinadas à integração em bairros onde a acessibilidade dos moradores aos ônibus comuns é mais difícil por conta das condições de tráfego das vias. Um bom exemplo é caso dos veículos que fazem a integração no bairro dos Bancários. Lá, a empresa Transnacional atende às necessidades de locomoção da comunidade gratuitamente, facilitando o acesso à avenida principal dos Bancários onde passam os ônibus radiais e a outros pontos do bairro.
Existem ainda as linhas opcionais que têm veículos com ar condicionado e poltronas mais confortáveis, e as diametrais, cujo trajeto é feito por vias que passam por fora da cidade como a “1001 – Bairro das Indústrias-Mandacarú”. Com a criação do Terminal de Integração, a locomoção dos pessoenses foi facilitada, ainda mais, já que 60 linhas de localidades diversas trafegam todos os dias pelo local, beneficiando quem tem que ir a pontos distantes com a utilização de mais de um ônibus, com o pagamento de apenas uma passagem. A integração metropolitana, implantada em 2009, e a temporal, que está disponível desde 2008, melhoraram ainda mais a locomoção das pessoas que utilizam os ônibus urbanos em seus deslocamentos diários.
Fonte:News - Assessoria & Comunicação
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