segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

STTrans participa da “Operação Verão” da PMJP na orla

A Prefeitura Municipal de João Pessoa – PMJP iniciou, desde o sábado (25) passado, a “Operação Verão”, na orla marítima da Capital, o objetivo é coibir excessos de comerciantes e infrações de Trânsito dos condutores em toda a faixa litorânea, do Bessa à Barra de Gramame.

Em uma reunião realizada na ultima quarta-feira (22), no auditório Onozandro Morais da sede da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa – STTrans, foi elaborada o plano de ação da Operação, que terá como ponto significativo o trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente – Semam, Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedurb, Guarda Municipal – GM, Procuradoria Geral do Município – Progem, Secretaria de Planejamento – SEPLAN, bem como, da STTrans. Na ocasião, foram tomadas como base as blitz já realizadas pelos mesmos órgãos nos finais de semana, durante o período noturno.

A operação será realizada no período das 16h às 22h, durante todo o verão, programado do dia 25 de dezembro à 12 de março de 2011. Para agilizar as fiscalizações, a STTrans, a GM e a Sedurb utilizarão ciclistas dos seus quadro de funcionários, já a Semam, participará com o uso de uma viatura automóvel. A SEPLAN montará uma estrutura no calçadão da praia servindo como base de apoio, dando um suporte material. Isto para o percurso do Cabo Branco à Manaíra, na existência de alguma ocorrência nas praias do Bessa, Seixas, Penha, além da Barra de Gramame, todas as secretarias envolvidas farão uso de motocicletas e outras viaturas. Assim como está ocorrendo nas blitz, cada órgão será responsável por sua área de atuação, a STTrans coibirá os excessos e infrações praticados por condutores de veículos, como estacionamentos em locais proibidos, ciclovias e passeios, a Semam fiscalizará o som alto, acima do permito pela legislação ambiental, em veículos e pontos comerciais, a Sedurb disciplinará a invasão de logradouros por ambulantes, bares e clubes, que colocam equipamentos de comércio e consumo sem a devida autorização, em via pública, a Progem dará o suporte jurídico, já a Guarda Municipal irá da apoio ostensivo às equipes, durante os serviços.

Os servidores das secretarias participantes esperam otimistas pela realização da Operação, pois trabalhando em conjunto, as autoridades são mais respeitadas, segundo o Agente ambiental José Amaro, afirmando: “Todos unidos geram mais segurança, é importante esse trabalho em conjunto”.

Segundo o chefe da Divisão de Operação de Trânsito da STTrans, Klebson França, assim como ocorre com as blitz, essa operação tenderá a ser tranqüila, e com ela, a população poderá usufruir melhor dos ambientes públicos da orla pessoense sem os transtornos das infrações.

Nenhum comentário: