terça-feira, 20 de abril de 2010

STTrans inicia campanha educativa na Orla




A superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) lançou a campanha Educativa “STTrans – Cada Um no Seu Espaço”, na orla marítima da capital, na noite da última sexta-feira (16). A ação tem como objetivo orientar e disciplinar pedestres, motoristas e ciclistas no que diz respeito às áreas a eles destinadas na via, em razão das mudanças que ocorreram no trânsito do local, com a implantação da ciclofaixa, no mês de março.
Desde que foi inaugurada, no último dia 27, a ciclofaixa vinha sendo ocupada não apenas pelos ciclistas, mas também por pedestres, que preferiram realizar suas atividades físicas no espaço reservado às bicicletas. A coordenadora da Educação para o Trânsito, Joseneide Cardoso, falou que muitos pedestres ainda usam a ciclofaixa para caminhar e praticar corridas e que, com isso, podem ocasionar acidentes. “Essa campanha visa explicar aos pedestres que a calçada é destinada a eles e a ciclofaixa é um espaço para os ciclistas, que antes dividiam o espaço com os veículos na via” contou a coordenadora.
Os monitores da Educação para o Trânsito da STTrans abordaram usuários da ciclofaixa dando dicas de como usá-la e entregando panfletos educativos à pedestres, ciclistas e motoristas.Os pedestres eram orientados a caminhar na calçada e os ciclistas na ciclofaixa. Os motoristas foram orientados a dedicar melhor atenção à ciclofaixa, para evitar que seus veículos, estacionados, invadam a área e que, ao abrir as portas, verifiquem a presença de ciclistas na via, a fim de evitar acidentes.
Caminhada Noturna - Durante a realização da ação, ocorreu a II Caminhada Noturna da STTrans que contou com a participação dos servidores do órgão, visando a prática da caminhada como forma de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos servidores. Um alongamento coletivo entre os servidores deu o pontapé inicial para a caminhada que prosseguiu da Avenida Cao Branco, nas proximidades do final da Avenida Beira Rio até a Feirinha de Tambaú.
A caminhada foi desenvolvida pela Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (DGDP) da Autarquia, para o Programa de Desenvolvimento de Gestão e Liderança (PDGL) e do Proservidor. O servidor que participou da atividade ganhou 30 pontos para somar com a avaliação dos programas.

Nenhum comentário: