
João Pessoa será a primeira Capital do Nordeste e a terceira cidade do país a ter um sistema de bicicletas públicas. Será lançado no próximo sábado (27), o ‘Pedala João Pessoa’, um sistema de locação de bicicletas, com quatro estações distribuídas inicialmente na orla da capital, com o objetivo de oferecer um meio de transporte mais saudável e ecológico aos pessoenses. Esta alternativa inovadora de mobilidade urbana é mais uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), desenvolvida pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e sua inauguração acontece às 17h, na feirinha de Tambaú.
O ‘Pedala João Pessoa’ caracteriza-se como uma solução tecnológica sustentável para a utilização de bicicletas, facilitando o deslocamento das pessoas na Capital e já foi implantado, com sucesso, no Rio de Janeiro e em Blumenau, no estado de Santa Catarina. “Além de poder estar em um ambiente agradável, respirando um ar mais puro e ser bastante saudável pedalar pela orla de João Pessoa, esta novidade torna-se mais uma opção de lazer”, enfatizou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
O lançamento contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho e demais autoridades. Os presentes no evento de lançamento serão cadastrados e já poderão pedalar na hora. Além disso, os usuários poderão fazer uma assinatura mensal para utilizar do serviço ou mesmo adquirir o passe diário. Entre os benefícios para a cidade, o ‘Pedala João Pessoa’ possibilitará uma melhora na mobilidade das pessoas e redução da emissão de poluentes.
Sistema informatizado - As bicicletas estarão disponíveis em quatro estações terminais, instalados nas orlas de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra. Eles serão gerenciados por um computador alimentado por baterias e contará com um painel de exibição de informações, como mapa de localização das estações, instruções de uso e publicidades. Nas bicicletas, estão instalados dispositivos eletromecânicos de travamento e liberação, lâmpadas de sinalização e um chip de identificação.
O sistema foi desenvolvido pela Serttel, uma empresa especializada em soluções tecnológicas para o gerenciamento e mobilidade urbana e está presente em cidades como Recife/PE, Natal/RN, Petrolina/PE, Rio de Janeiro/RJ, Guarulhos/SP e São José dos Campos/SP, entre outras. Entre outras ações, a Serttel é a responsável também pelo novo sistema de monitoramento de trânsito do Controle de Tráfego por Área (CTA) de João Pessoa , inaugurado nesta quarta-feira (24) pela STTrans, com 15 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e com novos recursos que facilitarão a resolução de problemas no trânsito.
Investimento em ciclovias – Durante o lançamento do Controle de Tráfego por Área (CTA), o prefeito Ricardo Coutinho anunciou investimentos em ciclovias em toda a cidade, para facilitar o transporte do pessoense, principalmente trabalhadores e diminuir o fluxo de veículos nas ruas e avenidas da cidade. Segundo o prefeito, será construído um anel interno interligando os bairros periféricos da cidade à orla marítima e Centro da cidade, locais onde se concentram grande parte dos empregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário