quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ponto eletrônico




A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vai adotar em breve o ‘Ponto Eletrônico Biométrico’. A tecnologia, que já é utilizada na maioria das repartições e empresas públicas e privadas, vai substituir definitivamente o antigo ponto registrado em papel.
A inovação irá permitir à Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (DGDP) um melhor acompanhamento com relação à frequência dos funcionários, bem como representa uma significativa economia de material de expediente e espaço físico ao órgão, pois não mais serão necessários cadernos de ponto que utilizam papel e ocupam espaço para serem arquivados. Agora tudo vai ficar na memória do computador.
Apesar de várias empresas produzirem inúmeros modelos de ponto eletrônico, que sempre tem que passar por ajustes e adequações onde é instalado, o sistema que já está em fase experimental e será utilizado na STTrans, foi desenvolvido na Divisão de Informática (DINFO) do próprio órgão para atender às necessidades específicas da STTrans. O Analista de Sistemas da Dinfo, Harlington Mangueira, foi o responsável pelo projeto do ponto eletrônico que será utilizado na STTrans.
Capacidade e economia - A funcionalidade do ‘Ponto Eletrônico Biométrico’ desenvolvido pelos técnicos da divisão de informática da STTrans, demonstra a capacidade dos profissionais de tecnologia do órgão. Pelo sistema ter sido feito por pessoal da própria STTrans, não foi necessário gastar dinheiro público com a compra de um equipamento para esse fim no mercado. Também não será preciso ter despesas elevadas com a manutenção do equipamento, pois será realizada por técnicos do órgão com material disponível no comércio local.

Nenhum comentário: